quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Bebês estão nascendo pré-poluídos

Cerca de 300 substâncias tóxicas foram encontradas no cordão umbilical de bebês recém nascidos, segundo estudo divulgado no relatório de 200 páginas do “President´s Cancer Panel”, órgão do governo americano responsável por avaliar os programas de combate ao câncer no país.
A informação acima foi tirada de um artigo publicado no New York Times, no dia 6 de Maio de 2010, que guardei comigo, não por ser uma louca pessimista, mas por imaginar que um dia eu iria querer dividir essa info com alguém. Esse dia chegou. Intitulado: “New Alarm Bells About Chemicals and Cancer”, o artigo alerta para alguns dados do relatório que eu considero chocantes:
- Mais de 80 mil sustâncias químicas são utilizadas no mercado de consumo americano hoje (no Brasil item).
- Apenas algumas centenas foram testadas para avaliar sua segurança na saúde humana. E as leis que regulam o setor são ultrapassadas, fracas e poucas vezes fiscalizadas.
- Muitas dessas substâncias são comprovadamente cancerígenas. Algumas são desreguladoras do sistema endócrino e reprodutor, o que seria a causa de outras doenças como diabetes, obesidade e infertilidade. Outras atacam o sistema nervoso central, o que explica o número crescente de crianças com síndrome do déficit de atenção, problemas de aprendizado, demência e autismo. E adultos com doenças degenerativas como alzheimer e mal de parkinson.

- Mais de 41% da população americana em algum ponto de suas vidas vai ser diagnostica com câncer.
- Mulheres grávidas devem tomar cuidados em dobro, já que as chances de prejudicar o feto são ainda maiores.
Mas eu não parei por ai. Achei na biblioteca (americana) um livro escrito por um dos pediatras que trabalhou no estudo do sangue do cordão umbilical, organizado pela Environmental Working Group (EWG).  Nesse livro, “Raising Baby Green”, Alan Greene dá detalhes dessa pesquisa:
- Foram testados o sangue do cordão umbilical de precisamente 10 bebês nascidos em setembro de 2004 em hospitais americanos.
- Foram encontrados precisamente 287 substancias químicas industriais circulando pelo corpo dos recém nascidos. Cada bebê tinha em média 200 substâncias, como mercúrio, teflon, pesticidas, preservativos, hormônios sintéticos, parabens, sulfatos, bisphenol-A (BPA) entre outros.
- Dessas 287 substâncias: 180 causam câncer em animais e humanos. 217 são tóxicas para o sistema nervoso e cérebro. 208 causam defeitos congênitos e problemas de crescimento em testes realizados com animais.
Agora você quer saber como esse coquetel foi parar nesses bebês, certo?!

Nós somos o meio ambiente, não existe separação. Se uma substância tóxica está lá fora, ela provavelmente estará dentro, no santuário que é o nosso corpo”, Dr.Greene.

O cordão umbilical é o elo entre a mãe e o bebê no útero. Através dela a mãe alimenta, doa seus hormônios e retira as impurezas, o que garante o desenvolvimento saudável do bebê. A partir do quarto mês de gestação, 75 litros de sangue percorrem esse canal entre mãe e bebê diariamente. No final da gravidez são 300 litros.
Agora se a mãe vive em um ambiente onde o ar e a água são poluídos. Consome comidas contaminadas com agrotóxicos, corantes e conservantes, o que é de praxe. Consome drogas legais ou ilegais. Com certeza o bebê estará sendo afetado, já que absolutamente tudo passa pela placenta, o órgão que conecta o cordão a mãe. Portanto, cuidado! Os problemas decorrentes do uso excessivo dessas substâncias químicas podem não ser visíveis a primeiro momento, mas podem acarretar diversos problemas no decorrer da vida.

Quem são os responsáveis por tantas químicas?  
- A indústria de agrotóxicos, pesticidas, fertilizantes e hormônios sintéticos, que domina o mercado agropecuário.
- A Indústria de alimentos processados.
- A indústria farmacêutica.
- A indústria de produtos de beleza, higiene e limpeza.
- A indústria do plástico.
- Logicamente a indústria química pesada.
Enfim, todos os setores industriais do mundo moderno.    

 Onde essas substâncias químicas se encontram?
- Em todos os alimentos processados e não orgânicos que a sua família come.
- No sabonete, shampo, pasta de dente, desinfetante bucal, desodorante e creme de rosto que você usa.
- No desengordurante de cozinha, na cera de chão, no detergente e sabão em pó que você limpa a sua casa e lava as suas roupas.
- Nas vacinas.
- Em cada gota de remédio prescrita pelo médico.
- No leite que você toma cheio de hormônio do crescimento, antibióticos e conservantes.
- No repelente e no mata baratas que você não vivia sem.
- Nos brinquedos que o seu bebê adora morder, na mamadeira e na chupeta.
- Nas tintas e solventes usados na renovação do quartinho do bebê
Basicamente em tudo o que o homem resolveu colocar o dedo.  Tudo que está nas prateleiras dos supermercados e na farmácia da esquina.  É só dar uma lida nos ingredientes e você vai entender bem do que estou falando.
O que fazer?
- Optar por alimentos orgânicos e in natura.
- Evitar o contato com tintas e solventes, principalmente quando grávida.
- Amamentar por mais tempo.
- Utilizar mamadeiras, chupetas e outros produtos plásticos que não contenham bisphenol-A (BPA free).
- Nunca esquentar o leite na mamadeira no microondas. Aliás, nunca esquentar qualquer comida em recipiente plástico.
- Cortar o consumo de balas, pirulitos e chicletes que são compostos somente de açúcar, corantes e aromatizantes artificiais.
- Não utilizar medicamentos de forma indiscriminada. Como tossio, toma xarope.
- Usar produtos de limpeza e higiene pessoal feito com ingredientes naturais e menos agressivos. Diminuir o uso desses produtos ao mínimo necessário.
- Não utilizar repelentes e sprays de matar insetos. Opte por maneiras naturais como citronela, cravo e óleos naturais.
- Prestar atenção no tipo de panela que você usa para cozinhar os alimentos.
- Reduzir o consumo de produtos derivados do plástico ao máximo.
- Cuidar da água que bebemos e do ar que respiramos como prioridade essencial para a continuidade da vida nesse planeta.
A lista é infinita. Temos que repensar nossos valores e fazer alguns ajustes em nossos estilos de vida. Mas muita coisa pode mudar para melhor, se assim desejarmos.  
Se você gostou desse post, você também vai gostar de: http://mhcmc.blogspot.com/2011/09/por-favor-diga-nao-as-embalagens-de.html

4 comentários:

  1. Adorei a Idéia do blog materno/eco!! hahha
    Agora se já me chamam de ecochata...imagina agora lendo todos os post daqui!! Vou virar ecoinsuportável!! ai ai ai!!
    Adorei!!
    bjos

    www.petitninos.com

    ResponderExcluir
  2. Estou cho-cá-da!!! Parabéns pelo post!
    Bjo
    Simplesmente-mamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, me fez lembrar um vídeo informativo intitulado "a história dos cosméticos" com áudio em inglês.Faz parte da série "A história das coisas" traduzido de The Story of Stuff, que mostra o poder da mídia e a falta de informação da população sobre a quantidade de produtos tóxicos a que estamos suscetíveis e as causas disso no ambiente. Depois que vi o primeiro fiquei curiosa e não descansei até ver todos os vídeos, realmente é chocante e causa de indignação.
    E novamente, parabéns, seus posts são sempre maravilhosos de ler.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deise, vou super procurar os videos "The Story of Stuff" que vc falou... É muito triste o que está acontecendo com o nosso mundo. Por ganância e poder se faz qualquer coisa para vender. Envenenam nosso ar, rios, mares, comida, nossas casas e todo mundo acha super normal. Câncer é hereditário e agrotôxico é simplesmente um defensivo agrícola como apregoa a revista Veja em edições rescentes. Existe muito pouca informação em português sobre os assuntos que eu procuro abordar no blog. Me parece que o nosso suposto desenvolvimento econômico deixou todo mundo cego, surdo e mudo, já que o lema agora é vamos consumir qualquer coisa... muito obrigada e bj. Passei no seu blog e seus biscuits são uma graça.

      Excluir