quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Não FVM: Pregadores e cabides decorados com esmalte de unha

Eu vi o Faça Você Mesma de pintar pregadores com esmalte no blog “A Beautifull Mess”. Fiquei empolgada e resolvi fazer o mesmo, mas com os cabides de madeira, que eu adoro. Eles são mais eficientes do que qualquer cabide de plástico, são clássicos e perfeitos para criar. Também pensei que seria uma ótima maneira de dar um fim em alguns esmaltes que rodeiam a minha vida há um bom tempo – eu sou daquelas que faz as unhas no máximo umas 5 vezes ao ano e acho super legal, parece que fiz uma tattoo.

Antes de começar o projeto, já havia escrito o texto do FVM na minha cabeça: Partiria da premissa de que todas as mulheres têm vários esmaltes na frasqueira. Não importa o peso, a idade ou classe social, esse é um fato que unifica todas as brasileiras. Também já sabia que seria um NO NO para as mulheres grávidas, cheiro super forte, tóxico. Mas poderia ser uma ótima idéia de presente de chá de bebê, adoro presentinhos com personalidade, feitos a mão e que contam uma história. Pois bem, dei início ao meu projeto FVM #2.

Peguei meus apetrechos e sentei na mesa da cozinha com o janelão e porta bem abertos. Já na pintura do segundo cabide, meu marido que estava por ali preparando “apple sauce” (purê de maçã), começou a reclamar do cheiro. Falei que ia passar rápido, fui persistente e terminei o terceiro cabide. Como eu mesma já estava ficando tonta, desisti dos cabides e resolvi pintar alguns pregadores mesmo, mais rápido, só para mostrar outras possibilidades (olha a eficiência). Logo que terminei sai correndo para o quintal para tomar ar fresco. Tive dor de estômago e dor de cabeça e 10 horas depois do feito ainda sinto os sintomas da intoxicação.

Nesse meio tempo também discuti com meu marido, que acha uma hipocrisia colocar no blog um FVM tão tóxico e em desacordo com a mensagem que eu quero passar. Não há como negar que vivo em contradição, aliás muitas delas, mas posso me dar o crédito de na maioria das vezes ter total consciência disso. No entanto, o que era para ser um singelo FVM virou a maior pesquisa “google” sobre o esmalte e seus componentes.

Os perigos do esmalte:
DBP (dibutyl phtalate).  Funciona como plastificador. Desregulador do sistema endócrino. Associado a casos de obesidade e diabetes. Banido na Europa desde 1976. Nos EUA, todos os grandes fabricantes de esmalte não usam essa substância desde 2006.

Tolueno.  É um solvente poderoso. Afeta o sistema nervoso. É facilmente absorvido pelos pulmões (40 a 60% do inalado). Níveis baixos ou moderados podem produzir cansaço, confusão mental, debilidade, perda da memória, náusea, perda do apetite e perda da visão e audição. Estes sintomas geralmente desaparecem quando a exposição termina.

Fufural. Tóxico por inalação e ingestão. Irritante das vias respiratórias. Tem efeitos cancerígenos.

Formaldeído. Grande culpado pela alergia aos esmaltes. Seu resultado comum é a dermatite (inflamação da pele). Por evaporar muito fácil, apresenta um risco maior para nossa saúde. Seu uso regular pode causar câncer. Irrita as mucosas, principalmente olhos e garganta. Faz muito mal para quem tem problemas respiratórios, como asma, rinite e sinusite.

E segundo a Proteste Associação dos Consumidores, que testou as principais marcas de esmaltes no mercado brasileiro, em abril de 2011, constatou que a grande maioria possui essas substâncias em concentrações muito altas. Apenas os esmaltes da Colorama e da linha hipoalérgica da Risque estavam de acordo com as normas européias. Mas isso não quer dizer que também não devam ser usadas com cautela.

A conclusão que tirei depois de ter servido de cobaia do meu próprio experimento é de que muitas vezes procuramos a causa de dores e sintomas que nos afligem em lugares obscuros, quando na verdade o perigo mora no vidrinho de esmalte, na cera de chão, no aromatizante de ambiente, nas pastilhas de espantar mosquito...

Ah! A minha filha adora pintar as unhas, aposto que a sua também. Cuidado! E quanto a idéia, opte por tintas menos tóxicas... urucum seria chiquérrimo!


Fontes:

Se você gostou desse post, você também vai gostar de: http://mhcmc.blogspot.com/2011/10/bebes-estao-nascendo-pre-poluidos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário