terça-feira, 22 de novembro de 2011

SOS litoral brasileiro, uma mãe pede atenção

Estou começando a acreditar que tenho poderes paranormais, ao menos habilidade de prever o futuro. Eu já sabia que vazamento de petróleo na costa brasileira ia se tornar algo banal.  E que essa história de desenvolvimento do país à custa do óleo abundante no litoral é conto para boi dormir. Poucos ficarão ainda mais ricos. Mas muitos vão adoecer. A nossa costa vai se tornar uma zona morta. E talvez até role uma guerrinha no meio tempo. 
Toda vez que eu vejo a propaganda da Petrobrás nas revistas brasileiras dizendo como o Brasil vai ficar mais rico com o petróleo do pré-sal sinto raiva e angustia. Raiva de tamanha mesquinharia, angustia pela destruição que está por vir ou que já começou. Se servisse de lição...
Você ainda não sabe do que eu estou falando? Imagino, com tantas notícias mais interessantes por ai. Desde o dia 7 de novembro está vazando petróleo na bacia de Campos a cerca de 370 km litoral norte do Rio de Janeiro. Estimasse que mais de 420 mil litros já atingiram a superfície do oceano, mais está por vir. Hoje, no noticiário, o IBAMA está dizendo que o vazamento foi contido, MENTIRA, impossível, é só ler as análises técnicas divulgadas nos jornais internacionais. O que estão fazendo é jogar muita areia em cima do vazamento para que dificulte a sua ascensão até a superfície e espera-se que as correntes marítimas levem o óleo para longe. Ah, também faz parte do esquema de maquiagem jogar produtos químicos para dispersar a mancha visível. Poluição em dobro.
A única coisa que se lê na mídia é sobre de quem é a culpa. Quanto a Chevron, empresa responsável pela extração, vai ter que pagar por tamanha irresponsabilidade. 50 milhões, 100 milhões... E ai, o que se faz com esse dinheiro? O que ele resolve? Alguns figurões com certeza vão embolsar o seu para fingir que nada aconteceu. Mas quem vai salvar as milhares de espécies marinhas? Quem vai devolver a capacidade daquela parte do oceano de produzir oxigênio (ação dos plânctons)?
Manifestantes do Greenpeace no Rio de Janeiro
Um monte de ladainhas, todo mundo mantém as aparências e fica do jeito que está. Não vai passar pela cabeça de ninguém lá de cima em dar um basta com extração de todo esse petróleo. Eles estão mais preocupados com quem vai ficar o royalties. E o povo é totalmente omisso, ninguém se manifesta, só têm 5 integrantes do Greenpeace fazendo protesto (obrigada por existirem). Só houve alarde caso o óleo chegasse às praias do Rio. Imaginem só, fazem a limpeza na Rocinha, mas as praias ficam pretinhas. Seria o fim da Copa e das Olimpíadas, quem vai querer vir nadar na mancha? Só que os ventos estão do nosso lado e estão levando o óleo para o leste. Infelizmente, na imensidão desse mundo o leste fica logo ali.

A Chevron é uma mega corporação americana de extração de recursos naturais. São esses caras, junto com a BP, Standart Oil, JP Morgan que estão por trás das guerras pelo petróleo que os EUA travam em todos os lugares do mundo sem pestanejar, é só pisar no calo. Onde eles colocam o dedo a destruição é geral. Fizeram isso na África, no Oriente Médio e agora é a vez do Brasil. Chegam de mansinho com acordos travados no alto escalão do Distrito Federal, onde todo mundo almeja o título de marajá. E depois é só abrir as páginas do jornal para saber o que acontece. Os exemplos dessa insanidade estão ai para todo mundo ver.
Ah, o filho da sua vizinha já conseguiu um emprego na Petrobrás recém saído da faculdade. Uma grande fábrica de carro está sendo instalada na sua região, outra de produtos químicos e uma embalagens plásticas. Aguarde para ver aonde esse tipo de progresso vai nos levar. Eu tenho uma bola de cristal dentro do meu coração.
Os EUA mesmo acabaram de ser vítima do vazamento no Golfo do México, aquela região virou zona morta, nada mais se vive ai. Os pescadores perderam seu peixe, as populações costeiras estão comendo o pão que o diabo amassou, não tem turismo, não tem comida, não tem emprego. Estão querendo perfurar o Alaska, mas os movimentos ambientais no hemisfério norte são zilhões de vezes mais organizados e fazem algum alarde, o que segura mais um ato insano. Aqui, hahahaha, nem mesmo o presidente do IBAMA, Curt Trennepohl, está pouco se lixando. Esse é o cara conivente com a permissão da construção da usina Belo Monte na bacia do Xingu e foi pego pela televisão australiana dizendo que tudo bem se os índios forem dizimados, faz parte do nosso tão aclamado progresso.
Mais uma vez o que isso tudo tem a ver com o meu blog materno? Hellooooo, eu tenho dois filhos e meu instinto diz que isso tem que parar agora. Eu temo pelo futuro das minhas crias, pelo das suas, por nos todos.
A Terra é um organismo vivo, somos meras células - já fizeram a analogia com as células cancerígenas e eu tenho que concordar-, passeando por esse grande corpo celestial. Com certeza temos alguma função primordial, e é isso que todas as religiões e buscas espirituais buscam desvendar. Mas me parece que estamos perdidos, proliferando a destruição com uma rapidez sem precedentes. Se a Terra for forte o suficiente, ela vai se livrar da gente quando menos esperarmos, como uma super sessão de quimioterapia. Mas vai se recuperar e continuar com a sua vida de uma criança de 4.5 bilhões de anos. Mas se persistimos em sugar suas entranhas, para se criar coisas e mais coisas completamente desnecessárias ela é bem capaz de desfalecer na tenra idade.
O seu filho precisa de canudo no próximo suco? A sua filha, do vigésimo acessório da Hello Kit? Quantas garrafinhas de água você comprou esse mês?  Você vai querer as 100 gramas de queijo no isopor? Vai aceitar o saco plástico para colocar o saco do pão? Vai preferir o kiwi neozelandês à banana ouro de São Sebastião? A gente não precisa de petróleo como nos fazem acreditar. Existe tecnologia para se mover carros, acender a luz e aquecer casas a base de sol, vento e água (não, não quero que destruam a floresta Amazônica para mais uma hidrelétrica, mas água já se move carros).
Precisamos acordar, sair dessa zona de conforto, nem tão confortável assim. Todo mundo está doente, todo mundo está estressado, todo mundo não tem tempo, todo mundo não tem nada querendo ter tudo. Nossas crianças não precisam de mais coisas. Elas precisam de água limpa para beber, alimento íntegro para comer, ar puro para respirar e encher os dedinhos das mãos e dos pés de pessoas para se chamar de amigas e família. Todos de preferência reunidos em uma linda praia vendo um maravilhoso por do sol.  
Fontes:

Se você gostou desse post, você também vai gostar: http://mhcmc.blogspot.com/2011/10/mhcmc-x-claudia-e-fatos-que-devemos.html

3 comentários:

  1. VERDADE MESMO!!!!!!! hoje eu falei com os meus alunos em aula sobre isso e sabe quala foi a resposta? nada, eles não se importam ... mas oque fazer então?

    ResponderExcluir
  2. Continuar falando, Mônica. Eu sei que esse assunto não é nada popular, é chato mesmo. Mas aqui e ali se consegue tocar o coração de alguém. Eu resolvi parar de falar e comecei a escrever... Mas o mais importante de tudo é começar por você. O que você pode fazer hoje para minimizar esse estrago? abç

    ResponderExcluir
  3. Achei muito bom o seu comentario
    continue assim bjss

    ResponderExcluir