sábado, 3 de dezembro de 2011

FVM: Régua de altura

Esse Faça Você Mesma é especial porque foi feito com muito carinho para presentear a filha de uma grande amiga, a Flora, que fez um ano. Os materiais usados foram literalmente salvos do lixo. O lixo riquíssimo do meu vizinho, que uma é um negócio de fazer banners e adesivos. A idéia de fazer uma régua para medir a altura surgiu porque eu sempre marquei a altura dos meus filhos, só que eu marco na parede mesmo e vou escrevendo a data. Minha mãe marcava na porta. É incrível como esses bichinhos crescem rápido, chega a ser assustador. A régua móvel é legal porque você pode guardar para sempre é só enrolar e levar com você para futuras moradias, até presentear o neto com a régua da filha. Além de ser um utilitário decorativo, é só caprichar.

Materiais:

- Pedaço de lona de vinil (material para se fazer banners).
- Adesivos coloridos.
- Dois pedaços de madeira como cabo de vassoura. Pedi para um marceneiro cortar o pedaço do cabo ao meio para ficar mais fininho e com um dos lados chatos para ficar contra a parede.
- Linhas coloridas. As minhas eu tenho desde os 14 anos quando eu tive a fase de querer fazer pulseirinhas. Minha mãe tinha o estoque bem guardado com ela durante todos esses anos, imaginando que algum dia teria algum uso, pois bem, esse dia finalmente chegou.
- Uma régua ou fita métrica.
- Paciência. Cortar cada risco dos centímetros deu um mega trabalho, mas valeu à pena. Ia fazer com caneta permanente, só que o efeito tosco dos riscos cortados a mão conferiu mais charme a régua.
- Criatividade. Invente o que quiser, quadrados, bolas, estrelas, sapinhos, corujinhas...

Passo a passo:

- Corte a lona na largura desejada. Usei a medida 2cm menor que a do pauzinho.

- Com uma tigela fiz a medida dos círculos no papel adesivo.  
                          
- Recorte as borboletas de diferentes tamanhos para irem crescendo.

- Com cola super bonder fixe as mateirinhas nas estremidades da régua.

- Faça uma trança com linhas coloridas para servir de alça.

- Corte os risquinhos. A minha régua marca de  5 em 5 cm, sendo que os risquinhos representam cada 5 mm. Você também pode marcar com uma caneta permanente. A minha caneta eu adicionei ao presente com um canchinho de linha para ir escrevendo na régua a data em que a criança atingiu determinada altura.

- Feliz Aniversário Flora!

Bonus:

Enquanto eu confeccionava a régua a minha filha, 6 anos, aproveitou o resto da lona e fez o próprio jogo "twister".



Se você gostou desse post, você também vai gostar de: http://mhcmc.blogspot.com/2011/10/fvm-jogo-de-boliche-reciclado.html

Um comentário:

  1. Noooosssa!!!! Adorei, já tem um tempinho que ando procurando na net e ainda não havia encontrado, e agora por acaso entrei no blog pra ver outra coisa e dou de kra com essa régua que achei sensacional, parabéns ficou linda e facinho de fazer...


    Rosilane

    ResponderExcluir