quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Etsy: Consumindo com elegância


O charme das bonecas de pano
Já faz tempo que decidi sobre aquilo que considero de bom gosto e elegante, ao menos no que diz respeito ao que vestimos, possuímos e ostentamos. Nunca gostei de excessos, nem de barato que imita o caro, muito menos da última moda “que está na cara que não fica bem em você”.  Tudo isso, para mim, sempre foi sinônimo de cafona. Mas eu cresci e aprendi a respeitar. Hoje, elegante são aqueles confortáveis com a própria pele.
Entretanto sempre admirei a originalidade no ser e no criar. Adoro descobrir um designer, artesão ou artista que cria algo diferente em uma loja descolada ou feirinha. Admiro a galerinha “hippie”, que cria verdadeiras jóias. O trabalho de ceramistas. Novos estilistas e suas peças originais.  Enfim, curto o feito à mão, o único e o criativo. Infelizmente, cada vez mais o nosso comércio está sendo invadidas por imitações baratas e muito plástico. Aquilo que chega as nossas mãos muitas vezes são fruto do trabalho semi escravo e da degradação ambiental. E o verdadeiro criador nesse contexto vai sendo desvalorizado. Parece até que a única coisa que importa para o consumidor é o preço. Mesmo que o barato saia caro, já que muito do que se encontra nessa linha não dura quase nada e vira lixo rapidinho.
É por isso que eu considero o site de compras Etsy.com uma idéia incrível. Para quem não conhece, o Etsy é um mercado livre para artesões, designers e artistas do mundo inteiro. Imagina quantas coisas bacanas é possível encontrar nessa grande feira online. Mas acima de tudo o que me empolga é a possibilidade de uma nova consciência em se tratando de consumo. Por isso, resolvi traduzir aqui o editorial “manifesto” do Etsy. E que sirva de inspiração para todos os criadores e consumidores.
“Somos os antropologistas do comércio. Somos curiosos e queremos saber sobre as pessoas, o que elas fazem, trocam e consomem. Acreditamos que olhando para as coisas que importam nas nossas vidas, somos capazes de entender o que nos move como seres humanos.
No mundo todo está surgindo a necessidade de se saber a história por trás daquilo que consumimos – quem fez, como, que caminho percorreu até nos? Nós estamos aqui para contar essa história, para apresentar a vocês a história de artesões, artistas, colecionadores e seus produtos.
O famoso designer de tecidos, o inglês William Morris, uma vez disse que ‘você não deve ter nada na sua casa que não seja útil ou acredite ser realmente belo’. E assim como vocês, nós estamos cansados da artificialidade e feiura da maioria dos produtos por aí. Nosso objetivo é inspirar com o criativo, durável, vanguardista, confortável, provocativo e adorável.
A nossa missão é relatar sobre aquilo que importa para os membros da Etsy. Incentivar os pequenos produtores, negócios e artistas. A boa alimentação. E a sustentabilidade. Juntos nós vamos nós vamos definir o que significa viver a vida ‘feita à mão’ e como as ‘coisas’ se relacionam com o nosso bem estar comum.
O Etsy é um belo experimento que visa trazer de volta a comunidade e a cultura para aquilo que consumimos. Nós mergulhamos nas profundezas do mercado e retornamos com aquilo que está emergindo. Nós sabemos que ‘mercados são conversas’ e nos queremos que vocês conversem com a gente.”
Equipe Etsy
Algumas idéias do que você vai encontrar por lá, tudo feito à mão...

Lindas blusas pintadas à mão
Adoráveis sapatinhos de tecido
Sabonete artesanal de leite de cabra, aveia e mel

Belos pingentes
Porta retratos lindos como esse
Esse jogo de memória inesquecível

Canecas de cerâmica pra lá de originais

Sapatinhos de crochê que são um sonho
E que tal o seu baixinho com uma blusa de dino como essa?

Se você gostou desse post, você também vai gostar de:  
Eu, meus filhos e os brinquedos
Patimaria: Moda sustentável
FVM: Jogo de boliche reciclado

2 comentários:

  1. A etsy é uma perdição! Nunca comprei nada! kkk mas vivo babando na "vitrine"bjo

    ResponderExcluir
  2. Eu também nunca comprei nada no etsy, mas serve de inspiração...
    Te citei no meu último post... http://mhcmc.blogspot.com/2012/03/reflexoes-sobre-amamentacao-e-outras.html
    Obrigada por comentar, bj

    ResponderExcluir